Processo produtivo

Plantas e Serviços

O processo de produção

Um processo de produção altamente técnico

As máquinas que integram a fábrica da Emmedue proporcionam soluções de produção inovadoras, eficientes e avançadas que garantem a criação de uma gama completa de painéis Emmedue, desde a produção do poliestireno até à construção do painel sanduíche, com um processo produtivo altamente sofisticado.

Poliestireno
Pré-expansão
Sinterização(moldagem)
Corte e modelagem
Desenrolando e endireitando o fio de metal
Soldagem e corte de malha
Costura do painel

Poliestireno

EPS – poliestireno expandido sinterizado – é um material feito de estireno. O poliestireno é obtido pela polimerização do estireno. Este, antes de ser expandido, apresenta-se na forma de grânulos de aspecto vítreo (pérolas), de granulometria variada, de 0,3 mm a 2,8 mm.

Pré-expansão

A pré-expansão é o processo que leva à formação de “grânulos” de poliestireno por meio da alimentação de energia ao poliestireno. Os grânulos são então colocados em contato com o vapor de água a uma temperatura acima de 90 ° C, desta forma o pentano contido neles se expande, e dentro deles se forma uma estrutura de célula fechada que retém o ar no interior e dá ao produto sua excelente propriedade de isolamento térmico. 

Sinterização (moldagem)

A sinterização é o processo de compactação dos grânulos de poliestireno: os grânulos expandidos e secos são injetados no bloco e submetidos novamente à ação do vapor que provoca um novo inchaço que elimina as lacunas; os gránulos, soldados juntos, criam um bloco de espuma homogêneo.

Após o resfriamento, esses blocos são deixados para curar e, em seguida, submetidos ao corte em placas.

Corte e modelagem

Os blocos são cortados e modelados por um pantógrafo de controle numérico, com fios quentes. O operador de acordo com os requisitos do projeto programa o cortador de alta precisão.

Desenrolando e endireitando o fio de metal

O sistema de soldagem automática Emmedue alimenta os arames longitudinais através de um sistema de reboque automático, que os retira diretamente dos 20 arames carregados e garante o seu endireitamento.

Soldagem e corte de malha

A unidade de soldagem automática Emmedue produz telas de aço galvanizado plano, compostas por 20 arames longitudinais e arames transversais com passo variável.

Feitas sob medida, as malhas são empilhadas em uma bancada de aço para facilitar o transporte próximo à máquina de revestimento.

Costura do painel

A unidade de montagem e soldagem de painéis é o núcleo de toda a linha de produção: nesta fase, o “sanduíche” é composto por duas ou quatro malhas eletrossoldadas e um ou dois painéis EPS, conforme o tipo de painel a ser produzido.